Em terminologia astronómica a expressão Lua Nova refere-se à fase da lua que ocorre quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, e está portanto emconjunção com o Sol se visto a partir da Terra. Nesta altura, a face escura (não iluminada) da Lua está virada quase directamente para a Terra, de modo que não é visível a olho nu.
O sentido original da expressão lua nova referia-se ao primeiro crescente visível da Lua após a conjunção com o Sol. Este tem lugar no horizonte ocidental num breve período entre o pôr-do-sol e o pôr-de-lua, de modo que tempo exacto e até mesmo a data da lua nova, por esta definição, vão ser influenciados pela localização geográfica do observador. A lua nova astronómica, ocorre no momento da conjução em longitude eclíptica com o Sol, quando a Lua é invisível a partir da Terra. Este momento é único e é independente da localização, e sob certas circusntâncias pode coincidir com um eclipse solar.
A lua nova no seu sentido original marca o início do mês em calendários lunares, tais como o calendário muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como ocalendário judaico, o calendário hindu e o calendário budista.


































0 comentários:
Postar um comentário