Usuarios Online: " BEM AVENTURADO OS QUE CONFIAM NO SENHOR JESUS E TUDO O MAIS ELE O FARÁ, POIS FELIZ É A NAÇÃO CUJO DEUS É O SENHOR "

Vídeo da semana

COMO CHAMAR UM JUIZ, DELEGADO, MEDICO OU ADVOGADO, DOUTOR OU SENHOR ?

VENDO OS RECADOS ABAIXO, RESOLVI POSTAR ESTA MATERIA SOBRE O ASSUNTO EM PAUTA " DOUTOR "


Juiz que quer ser chamado de doutor recorre ao TJ do Rio

Está nas mãos do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidir se o juiz Antônio Marreiros da Silva Melo Neto deve ou não ser tratado por “doutor” pelos funcionários e moradores do edifício onde mora em Niterói, no Rio de Janeiro. Os autos estão com o condomínio, para apresentação de contestação.
Marreiros apelou da sentença do juiz Alexandre Eduardo Scisinio, da 9ª Vara Cível de Niterói. Scisinio entende que não compete ao Judiciário decidir sobre a relação de educação, etiqueta, cortesia ou coisas do gênero.
De acordo com o juiz Scisinio, “doutor” não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento. O título é dado apenas às pessoas que cumpriram tal exigência e, mesmo assim, no meio universitário.
Ele ressaltou, ainda, que o tratamento cerimonioso é reservado a círculos fechados da diplomacia, clero, governo, Judiciário e meio acadêmico, mas na relação social não há “ritual litúrgico” a ser obedecido.
O caso
A controvérsia sobre a forma de tratamento exigida pelo juiz começou no dia 26 de agosto de 2004. Como houve um vazamento no teto do apartamento, o juiz pediu ajuda de um empregado na portaria. O empregado se recusou a atendê-lo sem a permissão da síndica. Segundo o juiz, depois de uma discussão, o porteiro passou a tratá-lo pelo nome ou por “você” para desrespeitá-lo.
Segundo o juiz, o porteiro se dirigia a ele com “intimidade”, chamando-o de “você” e “cara”, enquanto chamava a síndica de “dona” Jeanette.

Fisioterapeuta é médico, deve ser chamado de "Dr." ou não ?
Sempre tive esta dúvida.

Melhor resposta - Escolhida por votação

na verdade,so devemos chamar de doutor quem tem doutorado,seja essa pessoa de qual profissão for!

Vencendo o complexo de inferioridade. Delegado deve ser tratado por Dr, Sr ou você?.

"'Doutor' não é forma de tratamento, e sim título acadêmico utilizado apenas quando se apresenta tese a uma banca e esta a julga merecedora de um doutoramento.
Emprega-se apenas às pessoas que tenham tal grau, e mesmo assim no meio universitário.
Constitui-se mera tradição referir-se a outras pessoas de 'doutor', sem o ser, e fora do meio acadêmico. Daí a expressão doutor honoris causa - para a honra -, que se trata de título conferido por uma universidade à guisa de homenagem a determinada pessoa, sem submetê-la a exame.
Por outro lado, vale lembrar que 'professor' e 'mestre' são títulos exclusivos dos que se dedicam ao magistério, após concluído o curso de mestrado.
Embora a expressão 'senhor' confira a desejada formalidade às comunicações - não é pronome - (...) não existe regra legal que imponha obrigação... 

Na verdade 'você' é variante - contração da alocução - do tratamento respeitoso 'Vossa Mercê'.
A professora de lingüística Eliane Pitombo Teixeira ensina que os textos literários que apresentam altas freqüências do pronome 'você', devem ser classificados como formais....
Na edição promovida por Jorge Amado 'Crônica de Viver Baiano Seiscentista', nos poemas de Gregório de Matos, destacou o escritor que Miércio Táti anota que 'você' é tratamento cerimonioso. (Rio de Janeiro/São Paulo, Record, 1999)
." (grifos nossos).
Extrato de sentença prolatada nos autos do Processo n.º 2005.002.003424-4, da 9ª Vara Cível, Comarca de Niterói, pelo Juiz de Direito Alexandre Eduardo Scisinio.
Delegado é delegado.
Pode ser tratado por 'você'.
DOUTOR NUNCA, a não ser no meio acadêmico e desde que tenha logrado doutoramento.
O tratamento de senhor até pode ser empregado, desde que recíproco, já que em relações profissionais entre autoridades policiais com competências distintas e sem vínculo de subordinação entre si, deve prevalecer a reciprocidade.

PORTANTO BASEADO NAS TESES ACIMA, SÓ DEVEMOS CHAMAR DE DOUTOR AQUELE QUE DEFEDER A TESE DE DOUTORADO EM DETERMINADA FORMA ACADEMICA. OS DEMAIS DEVEM SER CHAMADOS DE SENHOR, EXELENCIA, MAGISTRADO,AUTORIDADE , CIRURGIÃO, ETC...

DA REDAÇAO COM BLOG EXTRAS.

0 comentários:

Postar um comentário

SEGUNDA FEIRA DIA 23/05 VISTORIA NO ESTADIO JOAQUIM DE BRITO,



CLIQUE EM CIMA DO DESENHO ACIMA E CONFIRA NOSSOS VIDEOS.


ACOMPANHE AQUI NESTE ESPAÇO TODAS AS MATERIAS DESTAQUES DE PESQUEIRA.

VIDEO DA FESTA DE COMEMORAÇAO DOS MIL GOS DE ZEZINHO DA BRIBOCA

PREFEITURA CONVOCA APROVADOS EM CONCURSO

CONVOCAMOS OS APROVADOS NO ULTIMO CONCURSO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA-PE, A COMPARECER A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DESTA NO HORÁRIO DAS 08.00 AS 13.00 HORAS DE SEGUNDA ( 23/05) A SEXTA FEIRA (27/05), MUNIDOS DE TODOS OS DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO PESSOAIS. RELAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS DO CONCURSO Nº 01/2008. E-01 - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS 01-VANDERLEY...

Pesqueira realiza o 1º Festival da Jovem Guarda.

Pesqueira realiza o 1º Festival da Jovem Guarda. FESTIVAL JOVEM GUARDA de PesqueirA,02 E 03 DE JUNHO DESTE ANO.O FESTIVAL JOVEM GUARDA ESTÁ NA SUA 1ª EDIÇÃO E COMO É ABERTO, com certeza será um SUCESSO DE PÚBLICO. ESTE ANO DE 2011, VAMOS TER VÁRIAS ATRAÇÕES NACIONAIS. AGUARDAMOS VOCÊS aQUI EM PESQUEIRA PARA JUNTOS CURTIMOS ESTA FESTA QUE VEM PARA FICAR. SERIA NOSSA PARTICIPAÇAO NO CIRCUITO...

RELAÇAO DE JOGADORES DO P.F.C. ATUALIZADA

Em entrevista com o diretor de esportes do Pesqueira Futebol Clube amigo APRIGIO, nos concedeu a relação atualizada de atletas que estão aqui em Pesqueira em grupo e aguardando o andor da carruagem para as inscrições. Mais uma vez salientamos que desses atletas , alguns foram indicados pelo técnico anterior, ouros são indicações do presidente e do vive , outros por indicações do diretor...

P.F.C. AINDA PODE PARTICIPAR DO PE 2011 SERIE A2

PREFEITA DE PESQUEIRA CLEIDE OLIVEIRA ENTRA NA BRIGA POLEMICA DO P.F.C. NAO PARTICIPAR NO PERNAMBUCANO DESTE ANO, ELA JUNTAMENTE COM OS PRESIDENTES ZEZINHO E AYRON E O DIRETOR DE ESPORTES APRIGIO PROMETEM QUE O PESQUEIRA DISPUTAR O CERTAME. De acordo com informaçoes recebidas a prefeita do municipio senhora CLEIDE OLIVEIRA viajou para o recife para ajudar a resolver a seleuma de que...